Veja dicas cruciais para evitar roubos de cargas

sexta-feira, 9 dezembro 2022

O roubo de mercadorias certamente é uma das maiores preocupações relacionadas à segurança das atividades de transporte de cargas. Ainda mais por conta da insegurança das estradas do país, com trechos considerados potencialmente perigosos que colocam em risco a carga, motorista e veículo. 

Sendo assim, com a grande frequência de roubos em determinadas regiões é necessário a contratação de um seguro que cubra esse tipo de adversidade e com isso, evitem maiores prejuízos. No entanto, é de extrema importância alguns cuidados até mesmo para evitar que os roubos com transporte de cargas ocorram e possam ocasionar em problemas. Por isso, preparamos algumas dicas cruciais para evitar os roubos de cargas. Acompanhe:

Cuidados básicos de segurança

Ao sair para efetuar alguma entrega, é fundamental que se tenha alguns cuidados básicos, os quais muitas vezes são exigências obrigatórias, tais como:

  • Não deixar nenhum documento ou objeto de valor exposto dentro do veículo durante a viagem;
  • Jamais deixar porta aberta ou chave na ignição, quando for sair do veículo;
  • É importante que o veículo tenha sistema de alarme e segurança em funcionamento e ainda, garantir que o seguro esteja em dia. 

Ademais, recomenda-se a realização dos trajetos de coleta, entrega ou distribuição durante o dia, já que a noite é um verdadeiro atrativo para essa ação devido a baixa visibilidade, movimentação e cansaço dos motoristas. Mas, caso tenha que dirigir a noite, é interessante trabalhar em comboio, isto é, com vários caminhões no mesmo percurso e paradas, para auxiliar na prevenção de assaltos.

Evite paradas perigosas

Longas viagens requer algumas paradas durante o trajeto, porém, é preciso analisar minuciosamente e traçar possíveis paradas que sejam mais seguras. Primeiro ponto, é evitar parar em qualquer lugar, uma vez que corre o risco de serem lugares desertos e perigosos. Caso seja necessário dormir, o ideal é que não o faça dentro do próprio veículo e que o trave totalmente, sem esquecer de vigiá-lo sempre que possível.

Outra questão importante, é que paradas precisam ser feitas por necessidade como abastecimento, refeição, descanso ou manutenção do veículo. Por fim, os motoristas devem evitar conversas durante as paradas sobre a carga transportada, a rota a ser seguida ou qualquer outra informação relacionada à viagem.

Atenção as cargas mais visadas

Há diferentes tipos de cargas que são interessantes para os assaltantes como, por exemplo, os medicamentos, eletrônicos, combustíveis, alimentos, cigarros, bebidas e roupas. Quando o transporte é carregado de produtos mais procurados, é preciso ter maior atenção, adotando cuidados e medidas extras de segurança.

Atenção redobrada aos trechos perigosos

Torna-se primordial o devido conhecimento dos trechos mais perigosos, pois, exigirão atenção redobrada aos motoristas. Conforme a NTC&Logística, de cada cinco roubos no país, dois ocorrem no Rio de Janeiro e dois em São Paulo, com 80% dos casos em área urbana. Desse modo, alguns trechos recordistas em incidências são a Rodovia Anhanguera, Via Presidente Dutra e Castello Branco, em São Paulo, porém, elas podem variar de acordo com o período. 

Planeje rotas e paradas diversificadas

Na maioria dos casos de roubos de cargas é feito pelo crime organizado, ou seja, quadrilhas especializadas nessa prática. Devido a isso, os criminosos costumam analisar quais são os trajetos realizados por um alvo e suas paradas, para, então, planejar suas ações. Logo, a melhor forma de prevenção contra esses atos é atuar com planejamento de rotas diversificado com datas modificadas e rodízio de paradas, a fim de que a rotina do transporte não seja repetitiva e assim, complique esses acontecimentos.

Siga o planejamento 

No transporte de cargas seguir o planejamento faz toda a diferença. Isso porque, de modo geral, no planejamento já consta o gerenciamento de risco que considera todos os fatores que atrapalham a segurança durante o trajeto, como as variações mencionadas anteriormente, e assegura o monitoramento para a tomada de decisões no caso de imprevistos. 

Portanto, a adoção desses e outros cuidados ajudam a aumentar a segurança e por consequência, evitam os roubos de cargas. Além disso, contar com um seguro é uma maneira de se proteger de possíveis prejuízos decorrentes de roubos. E lembre-se ao perceber alguma movimentação suspeita acione a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Quer saber mais? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases. 

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

Você também pode saber mais sobre os demais seguros comercializados no mercado em https://cardososegurodecargas.com.br/apolice-de-seguro-de-carga/.

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco