Veja como proteger a frota de sua transportadora

segunda-feira, 5 fevereiro 2024

Para proteger sua frota, geralmente as transportadoras costumam contratar seguro de frota, visando garantir maior segurança dos motoristas e dos veículos, além da integridade da carga e eficiência da operação. Isso porque, manter uma frota segura vai além do cumprimento de normas legais, refere-se a um investimento essencial e estratégico que oferece benefícios consideráveis aos negócios.

Neste sentido, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como  proteger a frota de sua transportadora. Confira:

Afinal, por que contratar um seguro de frota?

Primordialmente, transporte de cargas é uma das atividades com mais risco no Brasil. Isso fica evidenciado, quando somente em março do último ano, dados estimam um aumento de 44,1% nos casos de roubos de carga no estado do Rio de Janeiro, em comparação ao mesmo período de 2022.

Além disso, no Brasil, um levantamento feito pela Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) em 2021 demonstra um aumento de cerca de 1,7% no número de registros, sendo que foram registrados 14.400 roubos naquele ano.

Logo, os números demonstram o quanto os condutores estão expostos a riscos durante a movimentação pelas estradas brasileiras.

Dessa forma, para que esse problema seja solucionado e evite maiores preocupações, existe o seguro de frota. O qual nada mais é do que uma apólice que prevê a segurança dos veículos que trabalham pelas cidades e estados brasileiros. 

De maneira geral, o seguro oferece proteção financeira contra danos físicos, como colisões, incêndios, roubos e furtos. Assim, caso algum dos veículos da frota sofra algum tipo de dano, a seguradora é responsável por cobrir custos de reparo ou, se necessário, substituir o veículo por um novo, por exemplo.

É importante ressaltar, que a partir disso minimiza todo e qualquer tipo de prejuízo e impacto na operação da empresa. Exemplo disso, é que ao invés de ficar dias parado devido a um eventual furto de carro, com o seguro terá o direito a um veículo novo. Sendo então, necessário, somente acionar a seguradora a respeito do ocorrido.

Neste contexto, a qualidade das operações não é afetada e seus funcionários conseguem retomar as atividades normais, evitando interrupções prolongadas e perda da produtividade. Além do que, a maioria das seguradoras disponibilizam serviços adicionais aos clientes que contratam o seguro de frota, tais como:

  • Assistência 24 horas;
  • Reboque;
  • Veículo reserva;
  • Reparos e manutenções;
  • Indenização para acessórios roubados ou danificados;
  • Cobertura para terceiros envolvidos em acidentes.

O último em específico é crucial, pois protege empresas contra processos judiciais e responsabilidades financeiras em casos de acidentes causados pelos veículos da transportadora..

Em razão disso, fica claro o quão importante o seguro de frota é. Lembrando que ele também é responsável por melhorar o gerenciamento da frota e garantir a tranquilidade e suporte operacional durante qualquer movimentação.

Tipos de cobertura oferecidos pelo seguro de frota

É importante que as transportadoras escolham o seguro que se adeque às suas atividades, uma vez que existem diferentes tipos de cobertura disponíveis no mercado, entre as quais podemos destacar três:

  • Cobertura básica: Considerada a mais simples, o seguro básico protege empresas contra acidentes, furtos, incêndios, explosões ou colisões;
  • Cobertura ampla: Além dos danos anteriores, a cobertura ampla pode contemplar indenizações contra danos causados por vandalismo e desastres naturais.
  • Cobertura contra riscos específicos: Nesse caso, as proteções variam, conforme a empresa, riscos da área de atuação do contratante e termos da apólice.

Como acionar o seguro de frota quando necessário?

Após a contratação deste serviço, toda a sua frota de veículos ficará devidamente protegida contra as eventualidades desde que esteja no contrato da apólice.

Caso aconteça algum problema, como roubos ou colisões, o primeiro passo é notificar a seguradora sobre o que aconteceu. Isso o quanto antes, informando todos os detalhes do incidente e todos os danos ou perdas geradas.

Desse modo, para dar prosseguimento nestes casos, a seguradora solicita documentos específicos, como por exemplo,  a cópia da carteira de motorista do condutor envolvido, cópia do boletim de ocorrência (nos casos de acidente ou roubo), comprovante de propriedade do veículo, fotos dos danos entre outros documentos. 

Com isso, a instituição será responsável por orientar os próximos passos para a indenização completa do incidente.

Portanto, ao adotar uma abordagem abrangente e integrada à segurança, sua transportadora estará melhor preparada para enfrentar desafios e proteger sua frota de maneira eficaz.

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