Os principais riscos no transporte de cargas e como se prevenir

sexta-feira, 21 julho 2023

Devido às altas demandas e fluxos com documentações e informações, as transportadoras estão sujeitas a riscos que geralmente prejudicam o transporte de cargas. Além do mais, isso afeta diretamente a segurança das mercadorias, dos motoristas e até mesmo da população. Por essa razão, é necessário conhecer minuciosamente os riscos existentes nas atividades do transporte de cargas e quais ações devem ser tomadas para preveni-los.  

Pensando nisso, a Cardoso Seguros separou os principais riscos existentes no transporte de cargas e como se prevenir. 

Riscos no transporte de cargas

Acidentes rodoviários: Infelizmente devido à imprudência, falta de atenção ou por não ter a devida manutenção preventiva dos veículos, podem ocorrer colisões, capotamentos e outros tipos de acidentes que geram danos às cargas e colocam em risco a vida dos envolvidos.

Roubo e furto de carga: De modo geral, as cargas valiosas atraem a atenção de criminosos, especialmente em áreas urbanas e rodovias com pouca segurança. Mas, não somente esse tipo de carga, muitas são visadas pelos criminosos, prejudicando financeiramente empresas e transportadoras. 

Danos por manuseio inadequado: A má acomodação e manipulação inadequada das cargas dentro do compartimento do veículo, podem ocasionar danos físicos ao produto transportado. Exemplo disso, é que caso haja uma freada brusca durante o percurso, eles podem se movimentar e por consequência se chocarem, gerando avarias. 

Condições climáticas adversas: Situações climáticas como chuvas fortes, neve ou gelo nas estradas e ventania, afetam a estabilidade do veículo e consequentemente geram danos às cargas.

Falhas mecânicas: Os problemas no veículo, como falhas nos freios ou pneus, por exemplo, causam acidentes e danificam as cargas. 

Excesso de velocidade: O uso excessivo de velocidade nas vias aumenta o risco de acidentes e dificulta o controle do veículo, sobretudo, quando se transporta cargas pesadas.

Diante disso, para prevenir esses riscos, é crucial a adoção de medidas de segurança adequadas. Sendo assim, algumas das principais precauções que podem ser tomadas estão:

Manutenção preventiva: É de suma importância realizar inspeções regulares no veículo a fim de garantir que estejam em boas condições mecânicas e que atendam aos padrões de segurança. Com isso, diminui a possibilidade de falhas mecânicas e acidentes durante as viagens. 

Treinamento dos motoristas: Com o devido treinamento direcionado aos motoristas, eleva o nível de segurança no transporte de cargas, incluindo técnicas de direção defensiva e manuseio correto das mercadorias.

Uso de embalagens adequadas: O acondicionamento correto das cargas e o uso de embalagens apropriadas protegem os produtos durante o transporte, evitando que se choquem durante o transporte e mesmo que isso ocorra, minimiza as chances de avarias.

Monitoramento em tempo real: A utilização de sistemas de rastreamento e monitoramento auxiliam no acompanhamento do veículo e da carga durante todo o trajeto. E caso ocorra alguma situação adversa, facilita a identificação e localização do veículo.

Escolta ou segurança privada: Em casos de transporte de cargas de alto valor, deve-se considerar a contratação de escolta ou segurança privada para reduzir o risco de roubo e aumentar sua segurança.

Respeito às normas de trânsito: Os motoristas devem sempre respeitar as leis e regulamentos de trânsito, incluindo questões como limites de velocidade e períodos de descanso obrigatórios.

Planejamento de rotas: Este planejamento visa a definição de rotas mais efetivas, que possam evitar, por exemplo, áreas de alto risco, vias congestionadas e estradas em péssimo estado de conservação. Desse modo, é possível optar por rotas mais seguras e menos suscetíveis a problemas.

Comunicação eficiente: Recomenda-se sempre manter uma comunicação clara entre a equipe de transporte e a empresa responsável para relatar problemas e buscar soluções rápidas.

Para finalizar, em toda e qualquer situação deve-se contar com o seguro de cargas. A sua contratação é primordial para as transportadoras, pois, ao dispor de uma apólice com cobertura adequada às suas atividades, protege financeiramente os negócios e, ainda, proporciona aos clientes maior tranquilidade e confiabilidade. 

Neste contexto, essas precauções devem fazer parte de uma cultura de segurança sólida dentro das transportadoras, garantindo a integridade das mercadorias, a segurança dos colaboradores e a eficiência das operações.

Quer saber qual o seguro ideal para sua transportadora? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases. 

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

Você também pode saber mais sobre os demais seguros comercializados no mercado em https://cardososegurodecargas.com.br/apolice-de-seguro-de-carga/.

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco