Seguro Internacional: O que é e como funciona?

quarta-feira, 27 abril 2022

Existem atualmente diversas modalidades de seguro de cargas. Entre as quais estão o seguro internacional de cargas, desenvolvido especialmente para proteger as mercadorias que são transportadas por meio do processo de importação e exportação, ou seja, trata-se de um seguro para o comércio exterior. 

Sendo assim, para entender mais sobre este assunto, a seguir explicaremos o que é e como funciona o seguro internacional de cargas. Confira!

O que é o seguro internacional de cargas?

O seguro internacional de cargas desenvolve coberturas para proteger as mercadorias que têm seu processo feito a partir da importação ou exportação. Desse modo, o importador ou exportador contrata este seguro para a carga comprada ou vendida, no intuito de resguardá-las de todo sinistro que ocorra durante o transporte. 

De modo geral, na importação o objetivo deste seguro é proteger para que não haja prejuízos na compra internacional. Já na exportação, pode-se tratar de uma obrigação junto ao comprador, ou ainda, um serviço adicional oferecido pelo vendedor.

Além do mais, neste tipo de operação, é comum que o seguro contratado seja intermodal ou multimodal, por conta da utilização de vários modais. Por exemplo, a carga é retirada da origem por meio do modal rodoviário, e em seguida, levada até o terminal portuário para que seja embarcada no modal marítimo. 

Como contratar o seguro internacional?

Primordialmente, a contratação do seguro internacional de cargas segue as normas do International Commercial Terms (Incoterms). O qual determina a obrigação dos envolvidos com o transporte de cargas internacionais, como por exemplo, quem é o responsável pelo pagamento e como a mercadoria será entregue. 

Neste sentido, a contratação do seguro deve ocorrer conforme os riscos existentes durante a viagem e ainda, as condições de compras e vendas envolvidas nas negociações. Outra questão importante, é verificar qual modal de transporte será utilizado, o aéreo, rodoviário ou marítimo, e assim definir as apólices e suas especificações. Ainda vale ressaltar que existem outros seguros de contratações obrigatórias para a realização adequada do transporte de cargas.

Confira quais são estes seguros em nosso artigo: https://cardososegurodecargas.com.br/fique-por-dentro-as-principais-coberturas-oferecidas-no-seguro-de-cargas%EF%BF%BC/

Tipos de seguros internacionais

No comércio internacional existem duas formas de contratação de seguro, os quais são:

Seguro avulso: Recomendado para viagens isoladas;

Seguro apólice aberta: Ideal para quem realiza mais de uma operação por mês. Em geral, realiza-se um contrato de doze meses. 

Tipos de cobertura

As coberturas relacionadas ao seguro internacional de cargas dependem da mercadoria e incoterms negociados. O que significa dizer que essa cobertura tanto pode ser integral como parcial. Dessa forma, entre as coberturas estão:

Cobertura básica ampla A: Essa apólice cobre quaisquer danos de causa externa, inclusive roubos de cargas.

Cobertura básica restrita B: Refere-se a cobertura parcial ou total da mercadoria causada por acidente com veículo transportador (avião, caminhão, navio, etc). Além disso, permite adicionar cobertura para roubos. 

Cobertura básica restrita C: Cobertura total para mercadorias em decorrência de acidentes com o meio de transporte, possibilitando ainda, que seja adicionado a cobertura de roubos.  

Ademais, os operadores logísticos podem adicionar outras coberturas em suas apólices, dependendo da sua atividade. Tais como:

  • Pirataria marítima, não é comum no Brasil, mas recorrente em outras regiões;
  • Acidentes no mar e outras avarias no navio;
  • Transporte porta a porta (multimodal);
  • Coberturas exclusivas relacionadas a perda total ou parcial da carga transportada;
  • Cobertura para o lucro esperado, solicitado pelo contratante;
  • Operação de carga, descarga e Içamento das cargas;
  • Transbordo e desvio de rotas;
  • Mercadorias em devolução ou redespachada;
  • Danos ambientais;
  • Cobertura para armazenamento das mercadorias nos portos;
  • roubo (somente com a cobertura básica restrita – b);
  • extravio (somente com a cobertura básica restrita – b);
  • riscos de quebra (somente com a cobertura básica ampla – a);
  • Entre outros.

Diante disso, o seguro internacional de cargas é uma importante forma de proteção às mercadorias e a toda operação. Dado que, as coberturas garantem maior segurança e por consequência, maior tranquilidade aos operadores que irão realizar as atividades de importação e/ou exportação. 

Quer saber mais? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases. 

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

Você também pode saber mais sobre os demais seguros comercializados no mercado em https://cardososegurodecargas.com.br/apolice-de-seguro-de-carga/.

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco