Seguro de cargas personalizado: Entenda como funciona

sexta-feira, 2 junho 2023

Quando as transportadoras decidem contratar um seguro de cargas, já vão logo pensando na contratação do seguro obrigatório RCTR-C e talvez na possibilidade de adquirir outros adicionais como o RCF-DC. No entanto, é possível a criação de um seguro personalizado, totalmente sob medida para os seus serviços, sobretudo, quando se atua regularmente no transporte e comercialização de cargas para longas distâncias. 

Neste sentido, para que possamos entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o seguro de cargas personalizado. Confira:

Por que é necessário a contratação do seguro de cargas?

O seguro de cargas é necessário no que se refere a cobertura de danos ou perda de mercadorias. Por isso, é de extrema importância a sua contratação, uma vez que evita possíveis prejuízos, ainda mais financeiros.

Dessa forma, há um diferencial que é fundamental salientar, para quem transporta cargas com frequência deve criar junto à seguradora um seguro personalizado, que cubra suas viagens.

Afinal, como funciona o seguro personalizado?

Primeiramente há duas opções de contratação de sua apólice personalizada: aberta ou avulsa. Dessa forma, caso trabalhe com poucas demandas no transporte de cargas e precise cobrir apenas uma viagem, a recomendação é o seguro de cargas avulso.

Mas, caso seja o contrário disso, e atue com o transporte de cargas com bastante frequência, o ideal é optar pela contratação das apólices de seguro aberta ou de múltiplos embarques, o qual costumeiramente é usado na realização de vários embarques mensais.

Em função disso, todos os embarques de mercadorias obrigatoriamente devem ser registrados. 

Além do mais, a principal vantagem das apólices abertas é a possibilidade dos valores das mercadorias serem ajustados de acordo com que forem transportadas.

E como contratar um seguro personalizado?

Para a contratação do seguro de cargas personalizado é necessário seguir algumas etapas, a fim de garantir um processo bem-sucedido, tais como:

Faça um estudo de caso

Antes de mais nada faça um estudo de caso, entenda o que seu negócio precisa e, assim, tenha em mente o que o seguro precisa proteger, além de outros fatores como o valor das mercadorias e o trajeto que será percorrido. 

Elabore e envie uma proposta para a seguradora

Com todas as informações em mãos, é preciso elaborar uma proposta e enviar para a seguradora. Entende-se que as empresas possuem necessidades próprias e diferentes umas das outras. Devido a isso, existe a possibilidade de construir um seguro específico às necessidades de cada empresa.

Acompanhe a decisão final ou contraproposta

Com a proposta devidamente elaborada e enviada, o próximo passo é acompanhar a decisão final da seguradora, ou ainda, uma possível contraproposta. Desse modo, aguarde a liberação e bem como o recebimento do contrato.

Contudo, caso a proposta não tenha sido aprovada pela seguradora, verifique e analise a contraproposta, para que ambas as partes cheguem a uma decisão que beneficia a todos.

Quer saber mais? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases. 

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

Você também pode saber mais sobre os demais seguros comercializados no mercado em https://cardososegurodecargas.com.br/apolice-de-seguro-de-carga/.  

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco