Seguro de cargas, indenização do frete

quarta-feira, 21 abril 2021

Hoje iremos abordar um tema que gera muita duvida e discussão dentro do seguro de cargas. Quem paga o frete em caso de sinistro ? Embarcador, Transportador ou Seguradora ?

Em primeiro lugar devemos entender que em via de regra o frete deve pago pelo contratante do serviço, ou seja, o embarcador. Isto porque o embarcador ao ser indenizado pelo seguro irá realizar uma nova venda e desta forma um novo transporte.

Apesar de existir esta regra muitas vezes o embarcador insiste que, pelo serviço não ter sido finalizado é de responsabilidade do transportador realizar uma nova entrega, sem a cobrança de um novo frete ou mesmo que seja pago de forma proporcional.

Entretanto isto gera um grande desconforto para o transportador, pois em boa parte dos casos ele depende do embarcador para manter sua receita. Diante desta situação o transportador acaba muitas vezes arcando com este custo.

O fato é que um bom acordo entre as partes pode ser a melhor forma de resolver este problema e geralmente acaba sendo a melhor solução.

Qual o papel das seguradoras e a importância do seguro de cargas?

Algumas seguradoras do mercado nacional criaram uma solução para esta situação pois vinha gerando muito desconforto entre seus segurados com apólices de seguro de cargas vigente.

Para facilitar esta situação existe a possibilidade do transportador incluir em sua apólice de seguro de cargas uma cobertura adicional para “despesas de frete”. Desta forma quem arca com esse custo passa a ser a seguradora, mediante ao pagamento de prêmio adicional por parte do transportador.

Portanto é fundamental que a transportadora possua uma apólice de seguro de cargas ativa, para que ao se deparar com situações como esta possa resolver da melhor forma possível para ambas as partes.

Para entender melhor como contratar um seguro de cargas, ou como funciona a cobrança acesso nosso site e visite nosso blog.

Para finalizar podemos concluir que existem algumas boas maneiras de resolver a questão sem que nenhuma das partes sofra prejuízo. Esperamos que este post tenha lhe ajudado. Até a próxima postagem.

 

 

 

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco