Seguro de cargas eficiente: como fazer a roteirização de cargas?

sexta-feira, 19 maio 2023

O setor de transporte de cargas está cada vez mais competitivo e com grandes volumes de entregas. Por isso, é necessário buscar alternativas que tornem diferencial para suas operações, principalmente a fim de torná-las mais eficientes, sendo um exemplo disso, o sistema de roteirização.

Neste contexto, muitos clientes têm optado por transportadoras que realizam as operações de forma mais rápida e segura, com a disponibilização de informações do trajeto em tempo real. 

Desse modo, a roteirização é uma ótima estratégia, ainda mais quando faz parte de um planejamento, o qual ajuda a garantir o melhor aproveitamento dos veículos e contribui na redução de custos, visto que possibilita atingir o maior objetivo das operações que é garantir as entregas no prazo estipulado.

Diante do exposto, para que possamos compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como fazer a roteirização de cargas e como isso contribui para um seguro mais eficiente. Confira:

A roteirização de cargas 

Quando falamos em roteirização de cargas, estamos falando de um processo importantíssimo para definição de uma ou mais rotas, ou ainda, sequência de paradas a serem cumpridas pelos veículos que farão as entregas de mercadorias. 

Sendo assim, essa roteirização tanto pode ser estabelecida pela quantidade de clientes a serem atendidos e comparado com a capacidade cúbica dos veículos e o tempo de entrega combinado com o cliente.

Roteirização manual

É importante ressaltar que a roteirização deve ser feita por meio de um planejamento bem definido, pois caso contrário, ocorrerão falhas e aumentarão os custos. Em virtude disso, antes da tecnologia fazer parte deste processo, as etapas eram feitas de forma manual, a partir dos seguintes aspectos:

  • Total de volumes disponíveis – ocorre de acordo com o recebimento das mercadorias, sendo da mais antiga para mais nova;
  • Total em cubagem – cálculo que era feito de modo superficial, uma vez que dependia do conhecimento dos gestores em relação ao material transportado;
  • Diferenciação do tipo da carga – cargas químicas, por exemplo, são classificadas segundo a regra da ONU e não podem se misturar dos materiais;
  • Total da frota disponível – dividido por tipo de veículo e capacidade cúbica dos veículos;
  • Locais de entrega e suas especificidades – É comum que alguns clientes optem por transporte exclusivo, ou seja, onde suas mercadorias não sejam misturadas com de outros clientes, por motivos de segurança. 
  • Rodízio impostos pelas Secretarias de Trânsito – Restrição de horário, final da placa dos veículos, horário de recebimento, regra de restrição por localidade, horário de recebimento dos clientes, agendamentos, entre outros.

Todos esses pontos mencionados atendem a parte do planejamento, além da produtividade do motorista, em relação às entregas programadas. 

Com isso, a capacitação dos motoristas é primordial para minimizar os prejuízos, uma vez que o serviço de entrega é concluído por meio deles.

Roteirização tecnológica 

Atualmente já é possível realizar a roteirização de forma automatizada, com a utilização de sistemas modernos que calculam a situação em tempo real, verificando tudo aquilo que interfere no prazo de entrega, como acidentes nas vias, as condições climáticas, fluxo intenso de trânsito e outros. A partir disso, auxilia na definição de rotas mais rápidas e seguras para realização dos trajetos de entregas. 

Roteirização e seguro de cargas

A roteirização é um aliado fundamental para o seguro de cargas. Isso porque, torna as operações mais eficientes, aumentando a segurança e reduzindo a possibilidade de ocorrências adversas. Neste sentido, entre algumas situações benéficas para o seguro, temos por exemplo:

  • Entregas realizadas no horário comercial;
  • Treinamento para os motoristas, especialmente para que saibam lidar com situações suspeitas e fiquem atentos a locais de paradas mais seguras;
  • Evita áreas de riscos em horários com maiores índices de roubos;
  • Variação da rota como medida de prevenção de roubo de cargas.

Portanto, a roteirização é um importante processo para as operações do transporte de cargas, ainda mais quando é um aliado para o seguro de cargas, garantindo assim, benefícios consideráveis.

Quer saber mais? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases. 

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

Você também pode saber mais sobre os demais seguros comercializados no mercado em https://cardososegurodecargas.com.br/apolice-de-seguro-de-carga/.  

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco