Saiba quais são os documentos necessários para receber a indenização do seguro

sexta-feira, 12 abril 2024

Um sinistro pode ocorrer a qualquer momento e, por isso, para não ser pego de surpresa é necessário dispor de todos os documentos organizados referentes a carga que estiver transportando para não ter prejuízos ou qualquer outro tipo de problema. Sendo assim, para facilitar este processo separamos os principais documentos necessários para receber a indenização do seguro de cargas:

Documentos das mercadorias ou dos embarques

De modo geral, essa categoria reúne toda a documentação considerada mais importante em casos de sinistro. Isso porque, são usados para a averbação da carga. 

Notas fiscais

A nota fiscal, também conhecida como DANFE, é um documento obrigatório que precisa ser emitido em uma transação de transporte de propriedade feita. 

Assim, há diversos tipos de notas fiscais:

  • NF-e (Nota fiscal Eletrônica)
  • CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico)
  • NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica)
  • NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor)

Em virtude disso, cada um desses documentos fiscais possui uma função própria e compartilham a mesma função de assegurar que os impostos e as taxas de tributos sejam calculados e recolhidos corretamente.

Lembrando que, a nota fiscal também serve como um comprovante de contratação de serviço. 

Documentos de Identificação

É importante incluir uma cópia do seu documento de identificação, como carteira de identidade ou passaporte.

  • Carteira de identidade e CPF de todos os presentes no evento de sinistro;
  • CNH do motorista e/ou proprietário do veículo;
  • Documento do veículo (CRLV), acompanhado do licenciamento.

Documentos de Conhecimento de Transporte

Esse documento modifica conforme o modal. Exemplo disso:

  • Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas (CTRC)
  • Conhecimento de Embarque (marítimo ou aéreo)

Trata-se do documento emitido pelo transportador que retrata o tipo e quantidade de mercadorias embarcadas, citando o embarcador, os locais de embarque e descarga, de acordo com o modal, além da referência do veículo transportador e também o valor do frete.

Formulário de Reclamação

Este é um formulário fornecido pela seguradora que precisa preencher detalhando os eventos que levaram à necessidade de acionar o seguro. Logo, esta declaração deve incluir as seguintes informações:

  • Declaração de próprio punho do motorista;
  • Carta do segurado informando o sinistro;
  • Boletim de ocorrência ou laudo da polícia rodoviária
  • Manifesto da carga ou outro documento.

Apólice de Seguro

Este é o contrato entre você e a seguradora. Ele contém os termos e condições da cobertura do seguro. Assim sendo, precisará fornecer uma cópia deste documento.

Comprovante de Propriedade ou Perda

Dependendo do tipo de sinistro, pode ser necessário fornecer documentos que comprovem a propriedade do bem segurado ou a perda sofrida. Com isso, pode incluir recibos de compra, contratos, fotos do item segurado antes do incidente, dentre outros.

Prova de Sinistro

Para sinistros como acidentes de carro, incêndios ou danos à propriedade, pode ser necessário fornecer um relatório policial ou outro tipo de prova do incidente. Além de outras provas:

  • Fotos da carga danificada
  • Relatório de avaliação de qualidade (solicitados por produtos eletrônicos, farmacêuticos ou equipamentos médicos);
  • Relatório de monitoramento de temperatura (Caso a mercadoria esteja sujeita à sensibilidade de temperatura).

Documentos do Veículo

Também é necessário apresentar alguns documentos do veículo em caso de sinistro:

  • CRLV atualizado;
  • Registro de ANTT vigente e apto para transporte;
  • Relatório dos Discos de Tacógrafo.

Vale ressaltar que é fundamental entrar em contato com a seguradora o mais rápido possível após o sinistro a fim de obter orientações específicas sobre os documentos necessários e os procedimentos de reclamação. 

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