Saiba mais: a transportadora pode repassar o valor do seguro de cargas para os clientes?

terça-feira, 2 maio 2023

As operações do transporte de cargas envolvem diversas etapas, documentações e obrigatoriedades. Desse modo, dentre as ações que permeiam esta atividade, tem-se o seguro de cargas, o qual serve como forma de proteção caso ocorra imprevistos. Além disso, existe apólice de contratação obrigatória no que concerne aos processos do transporte rodoviário de cargas.

Neste sentido, essa proteção envolve custos, que são considerados na precificação do serviço com o objetivo de equilibrar custos e despesas do faturamento mensal da empresa, e mesmo que seja uma despesa variável, o seguro não deixa de ser um custo e deve integrar os valores do serviço prestado pela transportadora ao seu cliente. 

Contudo, alguns transportadores não conseguem transferir adequadamente os valores do seguro para o custo do frete, mantendo as viagens econômicas e eficientes. Pensando nisso, preparamos dicas valiosas de como repassar o valor do seguro para seus clientes. Confira:

Venda o seguro ao seu cliente

Antes de mais nada, não se trata de virar um corretor e vender uma apólice aos seus clientes, mas de informá-los sobre o seguro e como as mercadorias deles estão devidamente protegidas em casos de sinistros como acidentes ou roubos de cargas. 

Dado isso, ao informar sobre as coberturas que tem a sua apólice e de como a operação estará amparada, é um importante diferencial e que certamente pode ser utilizado na negociação. Isso porque, algumas empresas não contratam um seguro completo e, devido a isso, que sua transportadora pode se destacar, utilizando o seguro para atrair os clientes. 

Separe os custos do seguro de cargas

Quando se compõe o preço do frete, é comum que as transportadoras apresentem os custos relacionados aquela operação e, de forma separada, é indicado como Ad Valorem o custo do seguro de cargas.

A partir disso, essa divisão torna claro ao embarcador o valor que ele está desembolsando para que sua carga seja protegida. O cálculo dessa taxa é feito por meio de uma porcentagem de mercadoria sobre o valor da nota fiscal da carga, somada ao valor do frete. 

É importante ressaltar que essa taxa é geralmente aplicada aos embarcadores que não possuem seguro, ou ainda, quando a apólice contratada não cobre o tempo em que o transportador fica na estrada com a carga em transporte. 

No caso das transportadoras que possuem duas apólices de diferentes coberturas, o ideal é informar todas que estiverem contratadas, assim, ele irá avaliar que por diferença mínima no seu Ad Valorem, comparada a de outras transportadoras, ele observará que este processo será mais seguro.

Limites de repasse do custo do seguro

Existem alguns limites de repasse do custo do seguro ao embarcador. Isso ocorre dependendo da mercadoria ou da quantidade de concorrentes na região, visto que muitos embarcadores acabam ficando sem opções e, por conta dessa situação, podem ocorrer abusos no repasse do custo do seguro.

Dessa forma, a SUSEP, agência reguladora que supervisiona o mercado de seguros, compreendeu que o repasse referente ao seguro não poderia ser maior que o valor pago à seguradora, esse limite deve ser respeitado a fim de garantir uma boa relação entre as partes envolvidas.

Variáveis que alteram o Ad Valorem

No valor do Ad Valorem podem ocorrer algumas alterações conforme variáveis relativas à operação do transporte de cargas, entre as quais podemos destacar:

  • Peso e volume da carga: as chances de cargas mais pesadas serem roubadas é menor por conta da dificuldade de transporte. Ou seja, quanto maior o peso da mercadoria, menor é o risco de roubo e menor o Ad Valorem;
  • Características regionais do destino: regiões com altos índices de roubo e acidentes tornam mais caro o valor do Ad Valorem;
  • Manuseio da carga: mercadorias mais frágeis exigem maiores cuidados, por isso, deve-se analisar cada caso e, quando necessário, o valor do Ad Valorem pode aumentar.

Tire dúvidas com a seguradora

Em casos de dúvidas é de extrema importância esclarecê-las com a seguradora, para garantir uma boa apólice e seu devido uso. Além do mais, há múltiplos detalhes sobre as coberturas e outros aspectos relativos à apólice. Com isso, os clientes irão criar mais confiança no serviço quando observar que está assessorado por uma empresa de qualidade e que possui conhecimento necessário para garantir maior segurança às suas mercadorias.

Quer saber mais? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases. 

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

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