Prevenção e controle de sinistros: entenda como reduzir os prejuízos

sexta-feira, 16 dezembro 2022

As empresas que atuam com transporte de cargas devem adotar medidas que possam mantê-los protegidos. Por isso, não basta apenas investir no seguro de cargas, também é necessário implementar uma gestão de sinistro, com a finalidade de prevenir e controlar as adversidades e, consequentemente, evitar gastos desnecessários, além de assegurar respostas imediatas em relação aos imprevistos. 

Neste sentido, as empresas contam com equipes específicas para essa tarefa, que executam suas funções, muitas das vezes, com softwares que auxiliam na gestão de sinistro, o qual ainda automatiza alguns processos.

Diante disso, a fim de entender melhor sobre o assunto, a seguir, explicaremos como prevenir e controlar sinistros para redução de prejuízos. Confira:

O que é sinistro?

De modo geral, os seguros de diferentes modalidades são contratados na intenção de proteger o segurado de determinado risco. Dessa forma, segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o sinistro trata-se da ocorrência de uma situação coberta pela apólice contratada durante o seu período de vigência. Ou seja, sinistro é um evento que gera impactos negativos, diante de um imprevisto ocorrido como, por exemplo, acidentes que causam danos e prejuízos aos envolvidos, como ocorre no setor de transporte de cargas. 

E como funciona a prevenção e controle de sinistros?

O controle e prevenção de sinistros é feito por meio de um gerenciamento desses eventos e por isso, engloba um conjunto de ações que buscam apoiar a empresa caso um sinistro ocorra, além de auxiliar na redução dos riscos.

Sendo assim, essa é considerada uma atividade estratégica que assegura não apenas a prevenção dos sinistros, mas também a redução de custos operacionais e atendimento voltado para resolução desse tipo de problema o mais rápido possível. 

De acordo com especialistas, se a gestão de sinistro fosse uma prática mais utilizada em todos os ramos de negócio, cerca de 30% dos sinistros seriam evitados. Certamente, ocasionaria em maior economia para as seguradoras. A partir disso, possibilitaria planos de seguro mais acessíveis para segurados.

Desse modo, para efetuar o trabalho de prevenção, primeiramente é essencial identificar a situação da empresa. Em vista disso, recomenda-se uma análise minuciosa dos últimos sinistros ocorridos e de possíveis situações que levaram a isso. 

Com isso, ao dispor dessas informações, facilita o entendimento de onde estão os maiores gargalos e quais as medidas a serem adotadas para evitá-los. 

No setor do transporte de cargas, entre algumas ações podemos destacar:

  • Planejamento de rotas que evitem trechos perigosos e com alto índices de roubos;
  • Atenção com a cobertura oferecida pelo seguro de cargas e de frota contratado;
  • Deve-se seguir adequadamente as determinações e recomendações do seguro;
  • Mapeamento dos sinistros anteriores;
  • Aplicação do gerenciamento de risco;
  • Investimento em treinamento dos motoristas e controle da jornada de trabalho;
  • Manutenção periódica dos veículos e controle da frota;
  • Implementação do rastreamento de cargas;
  • Consulta ao cadastro dos motoristas.

São diversas as ações que auxiliam na prevenção e controle dos sinistros no que diz respeito ao transporte de cargas. Contudo, o gerenciamento de risco, neste caso, juntamente com o seguro, são considerados imprescindíveis para que essa gestão funcione adequadamente.   

Gerenciamento de risco

Gerenciar os riscos é uma maneira de prevenir sinistros e proteger toda operação logística, patrimônio e a vida dos funcionários envolvidos. Por isso, uma gestão eficiente compreende diversos fatores, até mesmo os incomuns, como manifestações e greves. Assim, é fundamental conhecer os principais fatores de riscos existentes nesse processo que possam levar ao desvio de cargas, atrasos, falhas nas entregas, entre outros.

Qual a importância da gestão de sinistros?

Com a gestão de sinistros é possível gerar benefícios diversos para as empresas. Isso porque, entende-se que essa prática resulta em mitigar os riscos, na redução de imprevistos e garante melhoria em todo operação. Além do mais, ao contar com uma equipe focada, que saiba gerenciar os sinistros, propicia maior agilidade e eficiência diante de qualquer adversidade. Outras questões consideráveis, é que garante o acompanhamento de etapas de regulação de sinistros pela seguradora, controla-se os sinistros, sendo isso, extremamente necessário no que concerne a segurança das cargas, do veículo e do motorista. 

Portanto, percebe-se que tudo que é controlado e acompanhado de perto torna-se mais eficiente. Logo, com uma gestão de sinistro bem implementada e alinhada com gerenciamento de risco, garante às transportadoras redução de prejuízos, além de processos mais ágeis e eficazes. 

Quer saber mais? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases. 

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

Você também pode saber mais sobre os demais seguros comercializados no mercado em https://cardososegurodecargas.com.br/apolice-de-seguro-de-carga/. 

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco