Glossário seguro de cargas: Conheça os principais termos utilizados pelos corretores e pelas seguradoras

terça-feira, 25 abril 2023

Certamente já deve ter ouvido sobre diversos termos relacionados aos seguros de cargas, os quais são complicados de compreender e entender para que servem e como funcionam. Pensando nisso, preparamos um glossário com os principais termos específicos do seguro de cargas, estes que costumam ser utilizados pelos corretores e pelas seguradoras. Confira:

Abalroamento – Choque de navio ou embarcação com outro navio, ou qualquer outro objeto que possa gerar algum dano, de maneira acidental ou intencional.

Aceitação – A aceitação é a aprovação por parte da seguradora, do risco e demais condições, a fim de que o seguro seja contratado.

Acidente – Acontecimento imprevisto e involuntário do qual resulta um dano causado ao objeto ou pessoa segurada. 

Ad Valorem – O ad valorem é uma expressão que vem do latim e significa “conforme o valor”, trata-se da soma de taxas entre elas às do seguro que garante a carga transportada.

Agravação do risco – A agravação do risco são mudanças na operação, que aumentam a intensidade e probabilidade da ocorrência de um evento. Isso faz com que mude o risco assumido pela seguradora quando da aceitação da proposta do seguro. Sendo assim, a agravação do risco, pode aumentar taxas ou regras de gerenciamento de risco.

Apólice – A apólice é basicamente a mesma coisa do contrato. Este documento é emitido pela seguradora com base nas informações da proposta, onde constam informações como limites e taxas que comprovam a efetivação do contrato. 

Avaria particular – A avaria particular é o dano da carga que ocorre durante o transporte. Ele pode ocasionar a perda parcial, ou ainda, a diminuição de parte/fração do objeto segurado.

Averbação – A averbação é o ato de informar à seguradora a relação de embarques, para que tenha cobertura dos seguros desde o início da viagem. Com isso, a averbação eletrônica é realizada por meio do documento fiscal de transporte. A notificação da seguradora gera um número de documento, que certifica a averbação do embarque. 

Aviso de sinistro – Refere-se a comunicação feita ao segurado, de modo geral, é feita por telefone, com intuito de notificar à seguradora da ocorrência de um sinistro. 

Beneficiário – Trata-se da pessoa física ou  jurídica, o qual é devida a indenização em caso de sinistro. 

Cláusula – São os parágrafos e capítulos que contém as condições gerais, particulares  e especiais dos contratos de seguros. 

Cobertura – É o ato da seguradora conceder ao segurado, a indenização em caso de sinistro. 

Condições gerais – Conjunto de cláusulas contratuais, referente a um mesmo contrato de seguro, que estabelecem obrigações e direitos, do segurado e da seguradora. 

Dispensa de Direito de Regresso (DDR) – É uma carta emitida pela seguradora, indica que a seguradora do embarcador não promoverá a ação regressiva, ou seja, a cobrança do valor cobrado para o embarcador.

Endosso – Documento pelo qual o segurado e a seguradora alteram dados e mudam condições de uma apólice.

Estipulante – O estipulante é uma pessoa física ou jurídica que contrata seguro por danos materiais cobertos pelo contrato de seguro. 

Franquia – A franquia, nada mais é do que uma quantia pré-determinada nas apólices, que a seguradora deduz da indenização devida do segurado.  

Furto – Subtração de todo ou parte do bem sem ameaça ou violência à pessoa. 

Gerenciamento de Risco (GRIS) – O gerenciamento de risco refere-se ao monitoramento da mercadoria desde a origem até o destino final, utilizando medidas de segurança que visam minimizar o risco de roubo.

Indenização – Ação de cumprir com as obrigações do contrato bilateral que, com a efetivação do risco venha sofrer prejuízos de natureza econômica. 

Incêndio – Toda e qualquer combustão fora do controle do homem, tanto no espaço quanto no tempo, que destrói ou danifica o bem segurado. 

Inspeção de risco – É a inspeção feita por peritos para verificação das condições do objeto segurado. 

Importância segurada – É a importância declarada pelo segurado como o valor real do objeto segurado, representando o limite máximo de indenização pagável por causa dos prejuízos cobertos observando o limite máximo de garantia da apólice.

Limite Máximo de Indenização (LMI) – Limite fixado nos contratos de seguro, por cobertura, representando o valor máximo que a seguradora suportará em um risco determinado.

Perdas e danos – Abrangem todas as espécies de danos que podem ser causados a terceiros em consequência de ato ou fato pelo qual o segurado é responsável.

Prejuízos – Qualquer dano ou perda sofrida pelos bens ou interesses segurados. 

Prêmio – É a importância paga pelo segurado à seguradora em troca da transferência do risco a que ela está exposta. 

Risco – Evento futuro e incerto, de natureza súbita e imprevista, independente da vontade do segurado, cuja ocorrência provoca prejuízos de natureza econômica. 

Roubo – Subtração da coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, reduzido a qualquer possibilidade de resistência.

Segurado – Pessoa física ou jurídica que tenha interesse segurável, o qual contrata o seguro em seu benefício ou de terceiros. 

Seguradora – É quem emite a apólice, assumindo a responsabilidade dos riscos nela constantes, mediante o pagamento de prêmio pelo segurado.

Sinistro – Ocorrência prevista no contrato de seguro de natureza súbita, involuntário e imprevista. 

Sub-rogação – Direito que a lei confere ao segurador, que pagou a indenização ao segurado, de assumir seus direitos contra terceiros, responsáveis pelos prejuízos. 

Taxa – É o elemento necessário a fixação do valor do prêmio.

Transbordo – Trata-se do processo de passar a carga de um meio de transporte para outro.

Valor de garantia – Valor máximo que a seguradora se responsabilizará perante o segurado em função do pagamento da indenização. 

Vigência – Prazo que determina o início e o término do contrato.

Quer saber mais? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases. 

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

Você também pode saber mais sobre os demais seguros comercializados no mercado em https://cardososegurodecargas.com.br/apolice-de-seguro-de-carga/

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco