Entenda como funciona o seguro de fiança locatícia

segunda-feira, 30 outubro 2023

O seguro de fiança locatícia, também conhecido como seguro de aluguel, é uma apólice oferecida por seguradoras para facilitar o processo de locação de imóveis. Sendo uma alternativa de caução, que aumenta a segurança tanto para o locador quanto para o locatário, protegendo ambas as partes em caso de inadimplência ou problemas relacionados ao aluguel.

Sendo assim, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o seguro de fiança locatícia. Confira:

Como funciona o seguro de fiança locatícia?

Primordialmente, o locatário, ou seja, inquilino interessado em alugar um imóvel contrata o seguro de fiança locatícia junto a uma seguradora. Sendo que, o valor do seguro é geralmente calculado com base no valor do aluguel e pode incluir taxas adicionais. O inquilino paga uma taxa de prêmio de seguro, que pode ser única, anual, ou mensal, dependendo do acordo com a seguradora.

Antes de emitir a apólice de seguro, a seguradora realiza uma análise de crédito do locatário para avaliar sua capacidade de pagar o aluguel. Isso pode incluir a verificação de histórico financeiro e a renda do inquilino.

Neste sentido, após a aprovação do locatário, a seguradora emite a apólice de seguro de fiança locatícia, que serve como garantia para o proprietário, o locador do imóvel de que o aluguel será pago em dia.

Dessa forma, o seguro de fiança locatícia assegura o pagamento do aluguel e das despesas adicionais, como condomínio e IPTU ao locador em caso de inadimplência por parte do inquilino. Assim a cobertura pode variar de acordo com o contrato.

Em caso de inadimplência do locatário, o proprietário pode acionar a seguradora para receber os valores devidos, como o aluguel atrasado e outras despesas, de acordo com os termos da apólice.

Além do mais, a seguradora pagará ao proprietário as indenizações devidas de acordo com as condições estabelecidas na apólice. É importante salientar que o locatário ainda é responsável por reembolsar a seguradora pelos valores pagos.

De modo geral, o seguro de fiança locatícia é contratado por um período de 12 meses, podendo ser renovado ao final desse período, se ambas as partes concordarem.

Vantagens do seguro de fiança locatícia:

Entre as vantagens do seguro de fiança locatícia está a possibilidade de eliminar a necessidade de um fiador, tornando o processo de locação mais fácil para inquilinos que não têm fiadores disponíveis.

Neste sentido, o inquilino não precisa dispor de uma quantia considerável para o depósito caução, sendo então, considerada uma ótima alternativa, além de vantajoso para o inquilino. Com isso, pode facilitar o processo de aluguel, especialmente para pessoas que não têm um histórico de crédito sólido ou que não têm acesso a um fiador.

Assim também, possibilita maior segurança ao locador, uma vez que o seguro garante o pagamento do aluguel, evitando problemas com a inadimplência. Isso reduz o risco para o proprietário do imóvel.

Todavia, é importante ressaltar que o seguro de fiança locatícia gera custos adicionais para o locatário, na forma de prêmios pagos à seguradora. Isso porque, cada parte envolvida na negociação deve estar ciente dos termos do contrato e das obrigações que ele impõe. Além do que, as condições e custos do seguro podem variar entre seguradoras, por isso, é fundamental comparar as opções disponíveis antes de tomar uma decisão.

Quer saber qual o seguro ideal para sua transportadora? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases. 

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

Você também pode saber mais sobre os demais seguros comercializados no mercado em https://cardososegurodecargas.com.br/apolice-de-seguro-de-carga/.

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco