Entenda como funciona o RC danos ambientais

sexta-feira, 17 junho 2022

A preocupação com a preservação do meio ambiente tem se tornado uma questão cada vez mais importante nos espaços corporativos. Pois, cada vez mais, as empresas estão adotando práticas que não tragam riscos para a natureza e a sociedade como um todo. Além do que, este é um assunto que prevê multas e indenizações pela legislação brasileira, isto é, quando ocorrem casos de acidentes ambientais.

Neste sentido, mesmo com a adoção de práticas mais seguras, existem alguns riscos ambientais presentes em determinados negócios. Um exemplo deste tipo de atividade, é o transporte de cargas. Por isso, torna-se necessário estabelecer precauções, como a contratação do seguro de responsabilidade civil ambiental. 

Diante do exposto, a fim de entender mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o seguro de responsabilidade civil ambiental. Confira!

O que é o seguro de responsabilidade civil ambiental?

O seguro de responsabilidade civil ambiental, também conhecido por RC danos ambientais, é um recurso de intervenção do direito que visa a proteção do meio ambiente. Dado que, quando se constatar algum tipo de dano ambiental, este objetivará a reparação sobre o ocorrido. Ou seja, trata-se de uma medida adotada pelo direito de reparação de danos ambientais.

Quando se configura a responsabilidade civil ambiental?

De modo geral, o direito ambiental brasileiro, obriga o responsável à reparação de danos na sua forma objetiva, isto é, baseado na teoria do risco integral. Isso porque, essa teoria é fundamentada na ideia de que o causador do dano, seja ocorrido direta ou indiretamente, é obrigado a repará-lo, basta a prova de ação ou omissão do dano. 

Com isso, o RC danos ambientais não admite excludentes da responsabilidade civil, e mesmo que o ocorrido seja com terceiros durante o curso da atividade, obriga-se o responsável a reparar eventuais danos. 

Como identificar um dano ambiental?

Antes de mais nada, vale ressaltar que, nem tudo que causa impacto ambiental gera danos sobre o mesmo. Já que quase toda atividade humana é potencialmente causadora de impactos sobre o meio ambiente. 

Devido a isso, existe um critério técnico com o objetivo de verificar o efetivo dano ambiental passível de reparação. Desta forma, o dano ambiental se divide em dano pessoal, o qual é moral e material, além do dano ecológico que ocorre contra a natureza. 

Então, como funciona a cobertura do seguro ambiental?

Assim como ocorre com qualquer tipo de seguro, o cliente contrata uma cota anual com a seguradora, que se encarrega das indenizações de eventualidade danosas desde que esteja prevista em contrato. Em síntese, o seguro ambiental é direcionado aos problemas causados na natureza, como por exemplo, contaminação nos rios e matas, ou ainda,  poluição excessiva ao ar. 

Logo, a empresa responsável por causar danos ao meio ambiente, tem a obrigação de repará-lo. Imagine então a seguinte situação: a sua empresa de transporte de cargas atua com o segmento de combustíveis, e durante a sua distribuição ocorre um acidente, em que a carga contamina um rio, neste caso, será necessário o pagamento de indenização. 

Por esse motivo, a importância da prevenção de prejuízos por meio da contratação do seguro de responsabilidade civil ambiental, pois o mesmo prevê a cobertura deste e de outras situações que resultem em danos. 

Seguro RC no transporte de cargas 

O RC ambiental não entra na lista de seguros obrigatórios do transporte de cargas, e sim dos facultativos. Porém, para algumas atividades deste setor é extremamente importante a sua contratação. 

Em razão disso, este seguro costuma ter a sua contratação realizada por empresas que atuam com transportes de líquidos perigosos, classificados ou não, como risco inerente e até mesmo prejudicial à saúde da população.

Dessa forma, o RC danos ambientais no transporte de cargas é voltado para reparações e danos causados ao meio ambiente. Tais como:

  • Derrame e/ou vazamento de combustíveis ou óleos lubrificantes do veículo em solos, lagos, cursos de rios, terras e demais localidades privadas e ambientais.
  • Danos corporais e materiais em função do ocorrido.
  • Controle, limpeza e descontaminação da área poluída ou contaminada
  • Remoção, transporte, tratamento ou destruição de resíduos.
  • Preservação de área poluída ou contaminada.
  • Lucros e/ou perdas financeiras pelos envolvidos.
  • Reclamações de indenização que possam decorrer ao segurado, de forma solidária ou subsidiária. 

Além disso, também são aplicadas coberturas adicionais que serão analisadas conforme a necessidade de cada operação, como o tipo de mercadoria e sua devida classificação de exposição à risco. 

Portanto, adquirir o seguro de responsabilidade civil ambiental é fundamental para as empresas, especialmente as que lidam com atividades com risco inerente de danos ao meio ambiente. Dado isso, esta é uma forma de proteger os negócios das possibilidades de risco, já que contarão com coberturas para reparação dos danos ocasionados pelo sinistro, seja ele material, físico ou financeiro. 

Quer saber mais? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases. 

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

Você também pode saber mais sobre os demais seguros comercializados no mercado em https://cardososegurodecargas.com.br/apolice-de-seguro-de-carga/.

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco