Entenda como funciona o prêmio mínimo no seguro de cargas

sexta-feira, 26 abril 2024

O prêmio mínimo ajuda a compensar os custos da indenização e garantir que a seguradora possa oferecer serviços de seguro de cargas de maneira viável.

No seguro de cargas quando falamos em  prêmio mínimo, este refere-se ao valor que o segurado paga para a seguradora, a fim de obter a cobertura contratada. Sendo assim, este termo não é referente ao valor que o segurado recebe quando ocorre algum tipo de sinistro, mas, ao prêmio pago pelo segurado, para que a seguradora seja a responsável pelos riscos e os possíveis prejuízos. Dessa forma, a partir deste pagamento, o segurado tem o direito de receber a indenização, desde que sejam situações cobertas pelo seguro contratado.

Diante do exposto, a fim de entender melhor este assunto, a seguir, como funciona o prêmio mínimo no seguro de cargas. 

Como funciona o prêmio mínimo no seguro de cargas?

O prêmio mínimo no seguro de cargas é basicamente uma quantia mínima que a seguradora cobra para fornecer a cobertura ao transporte de determinadas mercadorias. Em razão disso, esse prêmio é estabelecido com base em várias questões, como por exemplo:

  • Tipo de carga;
  • Valor segurado;
  • Rota do transporte;
  • Histórico de sinistros e,
  •  Nível de risco envolvido.

Neste sentido, em alguns casos, o prêmio mínimo é aplicado visando garantir que a seguradora possa cobrir seus custos administrativos e operacionais, independentemente do valor da carga segurada. Isso é principalmente importante em situações em que o risco de sinistro é considerado alto, ou ainda, quando o valor da carga é relativamente baixo.

Só para exemplificar, caso uma seguradora estabeleça um prêmio mínimo de R$ 500 para um determinado tipo de carga, mesmo que o valor da carga seja inferior a esse montante, o segurado ainda terá que pagar os R$ 500 como prêmio mínimo.

Dado isso, o prêmio mínimo é uma garantia para a seguradora de que ela não terá prejuízos significativos ao fornecer cobertura para cargas que possam estar expostas a riscos elevados.

Vale ressaltar que, quando em uma determinada rota de transporte, esta é conhecida como perigosa devido a altos índices de roubo de cargas, a seguradora geralmente define um prêmio mínimo mais elevado com intuito de cobrir os custos de possíveis sinistros. 

E mesmo que uma carga de baixo valor, com transporte por rota segura e/ou com um histórico de sinistros muito baixo, a seguradora ainda precisará cobrar um prêmio mínimo para fornecer a cobertura necessária. 

Lembrando que, pode ocorrer que o custo do prêmio mínimo seja mais alto do que o custo proporcional ao risco real da carga.

De modo geral, essa prática é comum em seguros de cargas de baixo valor, onde os custos administrativos e operacionais da seguradora podem ser mais significativos em relação ao valor da carga em si. Contudo, é crucial notar que o prêmio mínimo pode variar entre seguradoras e depende das condições específicas de cada apólice de seguro.

Portanto, compreende-se que o prêmio mínimo no seguro de cargas é uma maneira de equilibrar os custos e os riscos associados à cobertura de determinadas mercadorias ou rotas de transporte, garantindo que a seguradora possa oferecer proteção adequada aos seus segurados.

Quer saber qual o seguro ideal para sua transportadora? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases. 

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

Você também pode saber mais sobre os demais seguros comercializados no mercado em https://cardososegurodecargas.com.br/apolice-de-seguro-de-carga/.

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco