Conheça as normas que regem o seguro de transporte

sexta-feira, 30 setembro 2022

Assim como ocorre em qualquer setor, há normas que regem o seguro de cargas. O que envolve questões como direitos e deveres do segurado, além do que concerne à contratação do seguro, as obrigatoriedades, entre outros. É importante entender sobre as normas que definem como esses fatores são tratados, porque desta forma garante-se que os mesmos sejam cumpridos adequadamente e caso ocorra algum tipo de problema, facilita resolver tal situação. 

Posto isso, a fim de entender mais sobre este assunto, a seguir, conheça as normas que regem o seguro de transporte. Confira:

Quem regulamenta os seguros de cargas?

De modo geral, quem regulamenta todo e qualquer seguro é a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP. Com isso, ela é responsável por todas as regras como fiscalizar, auditar, regulamentar e alterar as condições de contratação. 

Sendo assim, por se tratar de uma autarquia dos seguros, qualquer alteração feita é comunicada através de decretos de leis, incisos e artigos na constituição e publicamente divulgada a todos. 

Além disso, a SUSEP defende os interesses dos consumidores e tem o poder de fiscalizar seguradoras e corretores de seguros. 

Vale ressaltar que as normas que regem o seguro de transporte, disponibilizam alguns processos obrigatórios aos contratantes de seguros para que possam contratar uma apólice de transportes, entre os quais podemos destacar:

  • Dispor do Registro Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas – RNTRC, o qual é emitido pela Agência Nacional de Transportes Terrestre – ANTT. Esse registro é obrigatório e regulariza as atividades do setor de transportes de cargas e serve como identidade do transportador.
  • Ter CNPJ ativo no CNAE direcionado para o transporte remunerado de cargas.
  • Não possuir restrições junto aos órgãos de crédito e restrições judiciais que o impeçam de manter regular.
  • Possuir toda documentação solicitada na cotação e veracidade das informações da operação para o corretor responsável.

E o seguro de cargas é obrigatório?

Na maioria dos casos, sim, ele é obrigatório. Dado que, a legislação que regula essas operações e regulamenta sua obrigatoriedade diz a respeito, tanto ao transportador, quanto ao embarcador. 

De acordo com o artigo 20 do Decreto-Lei nº 73/1966 e o artigo 10 do Decreto nº 61.867/1967, são obrigatórios o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (também conhecido como RCTR-C) — para transportadores — e o Seguro de Transporte Nacional  — para embarcadores.

Portanto, para a escolha do seguro de cargas é imprescindível contar com o auxílio de uma corretora de seguros especializada e experiente, como é o caso da Cardoso Seguros. Possuímos coberturas diversas que atendem as necessidades da sua transportadora e de suas operações logísticas. 

Quer saber mais? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases. 

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

Você também pode saber mais sobre os demais seguros comercializados no mercado em https://cardososegurodecargas.com.br/apolice-de-seguro-de-carga/. 

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco