Confira como o seguro de cargas pode ajudar sua empresa a evitar prejuízos

segunda-feira, 17 julho 2023

Quem atua com transporte de cargas sabe da dificuldade em efetuar a movimentação de mercadorias pelas estradas brasileiras e dos imprevistos que podem ocorrer pelo caminho. Além disso, as péssimas condições das rodovias, a má sinalização de determinados trechos e os altos índices de roubos de carga são alguns dos aspectos que reafirmam a necessidade de contar com uma boa gestão de risco e o seguro de cargas, a fim de garantir maior segurança das mercadorias nas estradas. 

Devido a isso, é importante que as empresas de transporte de cargas busquem a contratação de um seguro, os quais possam ajudar na proteção financeira dos negócios. Outro ponto interessante, é uma ótima forma de impactar positivamente na imagem da empresa e gerar benefícios nas operações. 

Diante disso, quer saber mais sobre este assunto? Confira, a seguir, como o seguro de cargas pode ajudar sua empresa a evitar prejuízos. Confira:

O que você precisa saber sobre o seguro de cargas?

Primordialmente, mais do que recomendado, a contratação do seguro de cargas é obrigatória. Essa modalidade protege tanto o embarcador quanto a própria transportadora responsável, uma vez que cobre danos causados por mercadorias de terceiros em caso de abalroamento, capotagem, colisão, explosão, incêndio ou tombamento, por exemplo.

Neste sentido, mesmo com a contratação do seguro, também é necessário a realização da averbação de todos os conhecimentos de transporte, isto é, repassar à companhia de seguro as principais informações sobre a carga antes mesmo do início da viagem, independentemente da modalidade de seguro utilizada.

É importante ressaltar a importância deste procedimento, visto que para todas as mercadorias chegarem ao seu destino é necessário averbá-la, por meio do registro da sua movimentação, análise e verificação.

Lembrando que o sinistro mais comum no Brasil, são os roubos de cargas, considerado um problema cultural. Exemplo disso, após o tombamento de um veículo de carga, infelizmente pode ocorrer o saque de mercadorias. Em situações como essas, em que o sinistro ocorrido antes do saqueamento, refere-se a um tombamento, o seguro obrigatório já é suficiente para cobrir um prejuízo causado à carga de terceiros, desde que a operação de transporte seja averbada conforme as regras. 

Com isso, esse é apenas um dos exemplos de sinistros, em que há possibilidade de indenização para cobertura de possíveis prejuízos financeiros. 

E como escolher um bom seguro?

Para saber qual o melhor seguro para o seu negócio, é preciso, antes de mais nada, entender o perfil de seus clientes. Como por exemplo, eles moram em território nacional ou há uma alta demanda de aquisição do exterior? Qual o meio de transporte mais utilizado para fazer entregas? Logo, sabendo responder esses questionamentos adequadamente, é possível definir o melhor seguro e, consequentemente, garantir a proteção necessária para suas operações.

Em seguida, é necessário fazer um bom levantamento de planos de cada seguradora. Entretanto, além dos preços, é importante considerar os riscos cobertos por cada orçamento, com intuito de buscar o melhor custo-benefício. 

Sendo assim, um dos requisitos fundamentais para o seguro é a sua cobertura. Por isso, atente-se ao tipo de cobertura oferecida pela seguradora. Em regra, existem três tipos de cobertura: o Ampla A, o Restrita B e o Restrita C.

O Ampla A é a cobertura que assegura o reembolso da mercadoria, por conta de qualquer dano causado, o qual vai desde colisão até assaltos e extravios. Já com relação à cobertura Restrita B, cobre ressarcimento de alguns casos, em específico, como acidentes e terremotos. E a cobertura Restrita C, cobre a mesma situação que a restrita B, porém, com a exclusão de roubos e desaparecimento de cargas.

Portanto, após a definição do seguro, entre em contato com a seguradora a fim de acertar os últimos detalhes, e especifique informações como o tipo de mercadoria, veículos, endereços de origem e de destino. 

Dessa maneira, deve-se tomar o devido conhecimento do contrato, a fim de elucidar as dúvidas e todas as premissas da seguradora, assegurando o pagamento da sua indenização do seguro de cargas. 

Quer saber mais? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases. 

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

Você também pode saber mais sobre os demais seguros comercializados no mercado em https://cardososegurodecargas.com.br/apolice-de-seguro-de-carga/.  

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco