Como funciona o seguro para o transporte de cargas dedicado e fracionado? Quais as diferenças?

terça-feira, 10 outubro 2023

No setor de transporte de cargas há vários termos que geralmente causam dúvidas, principalmente na hora da contratação dos serviços, o que consequentemente impacta diretamente no seguro. Neste sentido, entre esses termos existem o transporte de cargas dedicado e transporte fracionado, modalidades de entrega os quais possuem operações diferentes.

Posto isso, para saber mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o seguro para o transporte de cargas dedicado e fracionado e quais são suas principais diferenças. Confira:

Carga dedicada x Carga fracionada

De modo geral, o termo carga dedicada é utilizado para operações de entregas em que o transporte realizado pertence apenas a um embarcador, isto é, quando a carga é especificamente de um dono.

Já quanto ao termo carga fracionada, este trata-se dos embarques que possuem diversos tipos de mercadorias, que pertencem a diferentes clientes em uma única viagem.

E, como funcionam as emissões dos documentos de transporte?  

Seja no transporte de cargas fracionadas, ou no dedicado, é obrigatório a emissão de documentos como o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e). Logo, ambos precisam de emissão correta a fim de evitar multas e apreensões na fiscalização que podem ocorrer durante o trajeto dos transportadores. 

Sendo assim, a  transportadora poderá emitir um documento de transporte desde o estado de origem da carga, até o destino final. Dentro do documento deve constar notas dos produtos com seus endereços e dados completos.

Vale ressaltar que a informação de apólice de seguro deverá constar nos documentos.

Como funciona o seguro nessas modalidades?

Nessas modalidades de entregas, a carga fracionada e dedicada, primeiramente são realizadas análises de riscos e de mercadorias transportadas. Além disso, na contratação é feita a coleta de informações sobre as operações da empresa.

Em relação ao seguro RCTR-C, direcionado para acidentes de cargas, não há diferença nas apólices e entre os tipos de carga.

Entretanto, no seguro RCF-DC, direcionado para roubos de cargas, são levados em consideração o tamanho da exposição ao risco e também no que concerne ao limite para alguns tipos de mercadorias visadas.

Dessa forma, entre os aspectos a serem analisados podemos destacar:

  • Quais os tipos de mercadorias?
  • Quantas paradas?
  • Quantos serão os ajudantes para carga e descarga nas paradas?
  • As entregas serão feitas dentro de um pátio de estacionamento?
  • Os veículos serão rastreados?
  • Entre outros

Devido a isso, essas mercadorias são chamadas de específicas, sendo bem comum possuírem um valor diferenciado para transporte.

Além do mais, por se tratarem de cargas visadas, o transportador deve ser orientado por um especialista sobre as coberturas e condições para tal mercadoria, a fim de garantir que a carga esteja completamente segurada.

Quer saber qual o seguro ideal para sua transportadora? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases. 

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

Você também pode saber mais sobre os demais seguros comercializados no mercado em https://cardososegurodecargas.com.br/apolice-de-seguro-de-carga/.

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco