Entenda o papel do gerenciamento de risco nas operações logísticas

segunda-feira, 18 abril 2022

O gerenciamento de risco tem um papel importante para as operações logísticas, pois trata-se de um conjunto de estratégias que mapeia e mitiga os perigos existentes. Com isso, as empresas que atuam no setor e não se preocupam em obter o gerenciamento, podem enfrentar algumas dificuldades caso ocorram adversidades inesperadas. Além disso, essa estratégia permite aos gestores dedicarem mais tempo e recursos em outras atividades e assim oferecer aos seus clientes serviços mais seguros e eficientes.

Diante disso, para entender mais sobre este assunto, a seguir entenda o papel do gerenciamento de riscos nas operações logísticas. Confira:

O que é gerenciamento de riscos?

O gerenciamento de riscos trata-se de um conjunto de estratégias que visam identificar e reduzir situações de perigos existentes. Desse modo, nas operações logísticas entre os principais riscos estão:

  • Roubos de cargas;
  • Acidentes e imprevistos nas estradas;
  • Extravios de cargas;
  • Armazenamento inadequado;
  • Danos às mercadorias;
  • Atrasos nas entregas;
  • Imprudência dos motoristas (Multas);
  • Frotas sem manutenção;
  • Transporte de produtos perigosos;
  • Prejuízos financeiros.

De modo geral, são analisados os cenários de acordo com a sua natureza e classificados como de alta ou baixa probabilidade de riscos e impactos. Só para exemplificar, entre os mais graves estão os acidentes rodoviários, especialmente quando são transporte de cargas perigosas que geram risco de vida aos motoristas. Já em relação ao de menor gravidade, estão os atrasos nas entregas, que resultam em multas e afetam negativamente a imagem da empresa. Contudo, é importante frisar que o impacto varia conforme as ações voltadas para cada risco e as precauções implementadas. 

Dado isso, e com base nas análises estatísticas, o gerenciamento também permite verificar quais etapas dos processos logísticos têm tido mais problemas e assim solucioná-los mais rapidamente. Assim, entre os fatores mais analisados estão os tipos de veículos utilizados no transporte de cargas, os tipos de mercadorias, as rotas percorridas, o armazenamento e o tempo de entrega. 

A partir disso, cria-se apólices baseadas nas atividades executadas pelas transportadoras. Por isso, é crucial que na contratação do gerenciamento forneça o maior número de informações possíveis que ajudarão a reduzir os riscos existentes. 

Afinal, como o gerenciamento funciona?

A implementação do gerenciamento de risco começa com a realização de um planejamento adequado, o qual terá como objetivo organizar devidamente as seguintes etapas:

  1. Identificação dos riscos;
  2. análise dos riscos;
  3. avaliação dos riscos;
  4. tratamento para minimizar as possibilidades de acidentes e incidentes.

Sendo assim, essas etapas são realizadas com a finalidade de assegurar que os colaboradores, as cargas e toda operação esteja adequadamente protegida. Exemplo disso, é a identificação das rodovias com maior índice de violência e evitá-las por meio da roteirização, o qual definirá um trajeto alternativo e considerado mais seguro. 

A importância do gerenciamento de riscos na logística

Entender a importância do gerenciamento de riscos nas atividades do setor logístico, é fundamental para garantir mais segurança, sobretudo, considerando os riscos relativos à vida dos colaboradores. Além do mais, a sua implementação controla os riscos, tornando as operações mais eficientes, gerando ótimos indicadores de desempenho e por conseguinte, impacta positivamente na confiabilidade dos seus clientes. 

Posto isso, entre os principais benefícios do gerenciamento na logística estão:

  • Proteção aos colaboradores;
  • Consolidação nas tomadas de decisões;
  • Estabilidade nos negócios;
  • Redução das situações adversas;
  • Melhoria na imagem da empresa;
  • Entregas no prazo estimado;
  • Diminuição nos índices de prejuízos.

Por esse motivo, a contratação de um gerenciamento de risco para as operações logísticas é importante no que diz respeito à segurança, desde os motoristas até a preservação das mercadorias. Além disso, visa a maior eficiência de todas as etapas do processo de modo inteligente e estratégico. 

Quer saber mais? Contate a Cardoso Seguros, somos uma empresa com atendimento personalizado, com foco em reduzir custos e que trata de forma minuciosa todos os pontos, auxiliando os clientes em todas as fases.

Para saber mais sobre seguro de cargas e suas coberturas adicionais acesse nosso site www.cardososegurodecargas.com.br.

Você também pode saber mais sobre os demais seguros comercializados no mercado em https://cardososegurodecargas.com.br/apolice-de-seguro-de-carga/.

Voltar

Dúvidas?

Entre em contato conosco